18 de fev. de 2012

"Alma à tona" e segunda edição de "Em meu Jardim Secreto..."

Olá pessoal!


Há muito não escrevo em "Aventuras Internas", mas isso tem um bom motivo. A publicação de um novo livro, "Alma à tona" e a reedição de "Em meu Jardim Secreto..."
Nos últimos tempos estive empenhado em dar forma física às poesias que começaram a brotar pouco antes do laçamento do meu primeiro livro, em 2010. E essa vontade se concretizou há alguns dias com o lançamento de "Alma à tona" através do Clube de Autores, (um site/empresa muito bacana que recomendo àqueles que desejam ter sua obra publicada com qualidade e total liberdade de edição. Recebi meu exemplar de "Alma à tona" nessa semana e o trabalho do Clube é realmente bom, honesto e coerente.)


Mas vamos falar um pouco sobre a essência do livro "Alma à tona". Alguém um dia disse que qualquer coisa que produzimos é de certa forma autobiográfico. Concordo plenamente. Tudo o que fazemos, tudo em que agimos, leva um traço nosso, da nossa personalidade, da nova vontade, dos nossos sonhos. Desde a forma como arrumamos a casa até, claro, uma obra artística, seja ela literária, plástica, teatral, etc...
"Alma à tona" é exatamente o que o nome diz. Sempre gostei muito de poetizar metáforas, de usar elementos do cotidiano, da natureza, para expressar sentimentos e sensações que sempre precisaram vir à tona. Sejam eles grandes ou pequenos, reais ou fabricados pelo sonho. Então foi isso. Nesse novo livro muita coisa que estava submersa veio para a luz, assume-se o medo, a paixão, as vontades, e é claro, o AMOR.
E por que julguei importante publicar esses poemas? Qualquer um sabe que a menos que se seja famoso, não se vive de literatura no Brasil. Então é claro que não foi por dinheiro. Publiquei, assim como ocorreu em "Em meu Jardim Secreto..." por dois motivos: um por necessidade própria. Preciso ver esses sentimentos no papel, vindo de volta para mim, como num ciclo, para que eu jamais me esqueça que tenho tantas sombras e tantas luzes no coração. Acima de tudo, para que eu jamais me esqueça que tenho um coração e que ele tem muitos, muitos sentimentos. O outro motivo, o mais importante, é fazer com que o leitor, ao ter em mãos esse trabalho, se enxergue ali. Como num espelho, mesmo que seja um espelho esfumaçado. Mas que ele possa através daquelas palavras despertar e dar nome aos sentimentos que ele mesmo traz no espírito. Acredito que não há nada melhor que nos encontrarmos em outras coisas, como nas canções, nos filmes, nas obras da natureza. É muito bom quando vemos que não somos seres isolados, mas que de certa forma estamos conectados e estendidos para outras direções, que não estamos confinados em nosso corpo, em nosso próprio mundo. O ser-humano NÃO existe sozinho. Por isso escrevo, para derrubar os muros que encontro.


Falando agora sobre a reedição de "Em meu Jardim Secreto..." O Clube de Autores me possibilitou essa chance de alterar algumas coisas que não me agradavam por completo na primeira edição, por exemplo alguns erros de digitação (esse é um dos poréns em se arcar com a edição de um livro, não sendo um profissional da área, alguma coisa sempre acaba passando, o que chateia bastante o autor), assim como também, foi possível fazer algumas "podas" no "jardim", retirar algumas coisas que já não eram extremamente bem-vindas ali, assim como também "plantar" outras que passaram a ser necessárias. Mas saiba-se: aquele ainda é o mesmo "Jardim".
A edição ficou muito boa na minha humilde opinião, espero que também agrade os que desejarem adquirir o livro.


Para finalizar gostaria de agradecer a todos que tornaram isso tudo uma realidade. Aos meus amigos, próximos ou distantes, que adquiriram as obras e também a todos aqueles que mesmo sem adquirir tiveram inominável importância para que elas se concretizassem. Todos vocês ao meu redor são tudo pra mim.


Deixo abaixo os links para os livros, faça uma visita se desejar:


http://www.clubedeautores.com.br/book/123099--Alma_a_tona


http://www.clubedeautores.com.br/book/123944--Em_meu_Jardim_Secreto



Abraços.