28 de abr. de 2023

Kintsugi

 


A alma

Como uma rara porcelana

Partida novamente em cacos pelo chão 

As mãos então ferindo-se na coleta dos pequenos preciosos pedaços 

Tão pequenos e afiados 

Mais uma vez 

É preciso pacientemente recolocar cada parte 

Juntar as peças

Retomar a caminhada 

Mas exaustas

As mãos tremem 

Exitam

Recuam

Um anjo fala-me então sobre a fé

E as montanhas movidas com seu simples sopro 

E as mãos seguram firme novamente

Insistem

Persistem 

Mas noto a falta de algo precioso para que se juntem tantas partes

Outro anjo fala-me então sobre o amor

E sobre sua poderosa capacidade de juntar o que está quebrado 

E como um fio de ouro 

O Amor cola cada fragmento partido

E aos poucos vejo formar-se o mosaico da alma

Distante de sua pura e intocada forma primordial 

Mas tão mais valiosa que outrora 

Por último falo eu sobre a esperança 

E a alma refeita sorri 

E eu vejo o mais belo e verdadeiro sorriso

Aquele que resiste

Mesmo nas noites de escuridão mais profunda 

E eu vejo o mais belo e sincero sorriso

Ainda que com todas suas imperfeições.